Dando sequência à preparação para a VII Conferência Municipal da Assistência Social, a ser realizada no final deste mês, a comunidade do Segundo Distrito recebeu a terceira pré-conferência na tarde desta quinta-feira, que ocorreu na quadra de esporte da Cassajuta, localizada ao lado da Igreja dos Capuchinhos, no bairro América. O objetivo foi estimular a participaçãodos usuários e o controle social no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
As prévias são realizadas pelo Conselho Municipal da Assistência Social (Cmas), em parceria com a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). A população do Segundo Distrito corresponde aos bairros Ponto Novo, América, Novo Paraíso, Capucho, Jabotiana e Siqueira Campos.
Participaram representantes das entidades governamentais, não governamentais, técnicos, coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), funcionários da Semasc, conselho tutelar do 2º Distrito, crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a comunidade em geral.
Em cada evento, a comunidade apresenta suas propostas e são eleitos os delegados representantes de entidades governamentais e não governamentais inscritas no Cmas. Depois de eleitos, os representantes de cada distrito estarão credenciados a participar da VII Conferência Municipal de Assistência Social na condição de delegados. Ao todo, foram eleitos 24 representantes na quinta-feira.
O debate nesta terceira pré-conferência teve como tema principal a atuação dos Cras e os serviços e programas oferecidos aos usuários da assistência. "Este é um momento de discussão para avaliarmos junto aos usuários os serviços e programas oferecidos pela Prefeitura de Aracaju e, ao mesmo tempo, elaborar um plano de ação para ser discutido Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 30 e 31 deste mês", afirmou conselheira do Cmas, Yolanda Oliveira
A conselheira ressaltou ainda a importância da participação de outras secretarias que atuam em cada comunidade, como a Saúde (SMS), a qual marcou presença nesta pré-conferência. "Quero parabenizar os representantes da saúde, alguns agente de saúde e usuários. Essa integração só irá solidificar cada vez mais essa mobilizaçãopara que possamos ter um atendimento de qualidade", completou.
Participação
Para a dona de casa e usuária da assistência social, Maria de Fátima Souza, 57, este é um momento muito importante na vida das pessoas que fazem parte das comunidades atendidas. "É como uma libertação, porque ao libertar o ser humano, ele passa a ter um olhar mais amplo e com este olhar ele poderá transformar a sociedade como um todo. Isso que é cidadania, educação, saúde, governo e entidades não governamentais em busca de melhorar a vida de todos, independente de classe, raça e etnia", destacou.
A integrante do Peti do Cras Madre Tereza de Calcutá, no bairro Jabotiana, Raiane Timóteo dos Santos, 14 anos, se sentiu gratificada com a oportunidade de discutir a atuação da assistência social. "Estou muito feliz. Pela primeira vez estou discutindo as ações do programa no qual faço parte e ter o poder de opinar, como está escrito no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é gratificante. O Cras é a nossa segunda família, é um espaço para todos, por isso temos que contribuir na elaboração dos serviços prestados nessa unidade", disse.
Confira as datas e locais das pré-Conferências:
Dia: 10
Local: 4º Distrito - Escola Senador José Alves do Nascimento
Horário: 13h
Endereço: Rua M, s/n, Porto D'anta
Dia: 16
Local: 1º Distrito - Cras Benjamin Alves de Carvalho
Horário: 13h
Endereço: Rua Josué de Carvalho Cunha, 900, Coroa do Meio
Dia: 17
Local: 1º Distrito - Escola Vitória do Santa Maria
Horário: 13h
Endereço: Rua A 4, s/n, Bairro Santa Maria